O brincos estão presentes no imaginário e na nossa história por muito mais tempo do que imaginamos. Este acessório, composto por pedras, miçangas e outros elementos adornam as orelhas humanas há pelo menos cinco séculos. 

Durante a história, os brincos serviam para embelezar o rosto de quem o utilizava. Os brincos flutuaram muito durante os séculos. Já foram adornos religiosos e místicos, mas também já foram proibidos e passíveis de cadeia e punições!

Conheça um pouco mais da história desse tipo de brinco indispensável no estilo de muitas mulheres.

Os primórdios dos brincos:

No passado, os brincos eram um ornamento predominantemente masculino. Eles eram muito populares até 7.000 anos atrás, principalmente na Ásia. Além disso, os brincos eram símbolo de poder no Egito, com seu uso sendo exclusivo para as classes dominantes. 

O contrário também já aconteceu. Durante o império Romano, os brincos eram utilizados apenas por escravos. Infelizmente eles serviam como uma espécie de “sinal” de que o indivíduo não era livre.

Na Grécia, os brincos eram usados como uma peça de poder. Mulheres ricas costumavam adornar suas orelhas com topázios e safiras como um indicador de riqueza.

Idade média:

Durante a idade média europeia, os brincos foram de super populares a completamente esquecidos por longos períodos. Foi só no século XIII que eles foram completamente proibidos.

A Igreja Católica proibiu o uso de qualquer tipo de piercing nas orelhas, alegando que uma pessoa não pode alternar seu corpo que é criado à imagem de Deus. 

Os brincos então se tornaram comuns em ladrões e piratas. Eles utilizavam pedras exibicionistas como uma forma de confrontar diretamente o poderio da igreja e o status social da época.

E hoje em dia?

Hoje, os brincos fazem do dia a dia das mulheres. E podemos confessar? 2019 vem se mostrando como o ano do quanto mais melhor.

E nessa combinação de earcuffs e piercings, as argolas serão a peça-chave para o verão. Essas peças dão um ar fresh para qualquer composição.

Além disso, o formato redondo das argolas são complementares a mandíbula e maçãs do rosto, definindo o formato do rosto com a forma e a sombra que elas criam.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história dessas peças? Que tal aproveitar a inspiração para acrescentar uma joia ao seu rosto? Confira todos os brincos do Universo VA em nosso e-commerce!

Um beijo,
Viviany Amorim.