Quilates. Se você está a procura de uma joia especial, com certeza já ouviu essa palavra. Geralmente acompanhada de um pequeno número, o quilate é uma medida bem estabelecida entre o público comum.

Agora, há outra medida que ainda causa muita confusão na hora de decidir. Os pontos. Seja para alianças ou aneis, é comum conversar com o joalheiro e ouvir termos como “esse anel de noivado possui 50 pontos”.

Quer entender melhor como cada uma dessas medidas se aplica e porque é importante que você saiba a diferença? 

Explicando os pontos

Quando falamos dos pontos em diamantes, muitas pessoas automaticamente pensam que cada ponto se refere a um diamante, ou então que eles servem para “ranquear” as gemas (quanto maior o número, mais precioso é o diamante). Apesar dessas explicações serem comum para o público geral, elas não poderiam estar mais erradas.

Na verdade, o ponto serve para medir o peso dos diamantes. Como muitas vezes estamos falando de diamantes muito pequenos (por vezes pesando muito menos que um grama), é preciso uma forma mais eficiente para pesá-los. Por isso, se você ouvir que um determinado diamante possui 10 pontos, na verdade isso quer dizer que ele pesa 10 pontos.

O mesmo vale para joias. A diferença é que geralmente os pontos são medidos pelo peso total dos diamantes. Por exemplo, um anel com 2 diamantes de 20 pontos será anunciado como “anel de diamantes com 40 pontos”.

 

Anel Solitário VA 40 pontos

Mas como é feito o cálculo?

No universo ourives, o peso de 1 ponto tem relação direta com outro termo que já comentamos: o quilate. O quilate também é utilizado para medir o peso dos diamantes. No entanto, é utilizado em diamantes maiores, já que 1 quilate corresponde a 0,2 gramas.

Mas atenção: não confunda o quilate para metais. Nos metais o quilate representa a pureza da peça. O valor máximo é sempre 24, e representa cada parte. Por exemplo: um anel de ouro 18 quilates significa que possui 18 partes de ouro + 6 partes de outros metais (totalizando 24). 

Mas e o ponto nos diamantes? Simples! Ele equivale a 0,01 quilates. Ou seja, cada 100 pontos são 1 quilate!

Para deixar mais claro:

100 pontos = 1 quilate = 0,2 gramas.

 

Isso significa que quanto mais diamantes, maior será o preço da joia? Não necessariamente. Isso acontece porque o preço de um diamante possui outras variáveis além do peso.

Meia Aliança – 15 Pontos

Diamantes variam em qualidade, tamanho e raridade, por isso uma joia com apenas um diamante de, digamo 80 pontos, pode valer muito mais do que uma joia com 4 diamantes de 20 pontos, mesmo que o peso final seja o mesmo.

Agora que você já sabe tudo sobre como funcionam as medidas nos diamantes, com certeza será muito mais fácil escolher a sua joia! 

Ah, mas se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a equipe VA pelo Whatsapp (48) 99108-9472.  

Um beijo
Viviany Amorim.